A IGREJA DA HOLY RUDE

 

“Rude” ou “Rood” é uma palavra inglesa antiga que significa “Cruz da Cruxificação”.

 

A primeira igreja construída neste local foi fundada pelo Rei David I em 1129 mas foi totalmente destruída pelo fogo em 1406. Pouco tempo depois Lord Chamberlain of Scotlant concedeu um fundo para a construção de uma nova Igreja, tendo a nave e a torre sido completadas em 1474. Esta parte da Igreja, com os pilares circulares escoceses, os arcos góticos e o original telhado de carvalho parece-se agora muito com a primeira construção, depois de muitas modificações.

 

Não sendo a Igreja suficientemente larga para a congregação, a parte respeitante ao coro foi construída entre 1507-1546 por artifices locais e sob a inspirada direcção de John Coutts, mestre de obras.

 

Em 1656, após uma questão entre os dois párocos da Igreja e os respectivos seguidores, o Concelho da Cidade ordenou a construção de uma divisória onde se encontra neste momento a passagem e assim esta transformou-se em duas igrejas – a Igreja da parte oeste e a Igreja da parte este – cada uma com o seu pároco. Esta situação manteve-se até 1935, quando as duas congregações ficaram novamente unidas sob a direcção de um único pastor.

 

A restauração mais importante teve lugar entre 1936-1940. A divisória foi demolida, as duas pequenas passagens forma alargadas e o telhado do coro reconstruído, o chão do coro e da chancelaria foram elevados, enquanto a sacristia e o salão foram construídos por baixo do coro.

 

Os trabalhos de restauração continuaram entre 1965-1968, os quais incluiram a renovação do traçado da pedra e de várias janelas, a substituição de muitas pedras degradadas, o enchimento das paredes e a renovação do sistema de aquecimento. Em 1970 o carrilhão de seis sinos foi fundido e recolocado na torre. Estes podem agora ser tocados quer manualmente quer mecanicamente. Entre 1987 e 1993 decorreram amplos trabalhos de remodelação que custaram 1,250,000 Libras.

 

Mary, Rainha da Escócia, rezou nesta Igreja e John Knox também aqui pregou. O filho da Rainha Mary, James VI da Escócia, que mais tarde se tornouo Rei James I da Inglaterra, foi coroado neste local em 29 Julho de 1567, o que significa que é a única igreja no Reino Unido, além da Abadia de Westminster em Londres,  que continua a ser utilizada como paróquia apesar de ter sido palco de uma coroação.